Passos da Meditação

Ouvir a voz de Deus é tão essencial em nossa vida quanto respirar. O problema é que muitas vezes por causa da nossa correria diária esquecemos que Deus já conhece o nosso coração, sabe quais são as nossas necessidades e as nossas petições  e nos deixamos levar pela ansiedade e pela necessidade que temos de ser amados e ouvidos.

"Ainda a palavra não me chegou a língua, e tu, Senhor, já a conheces toda". Salmos 139.4

Isso mesmo, o Senhor já conhece as nossas palavras antes mesmo que elas  saiam da nossa boca. Mas e nós? Será que sabemos o que está no coração de Deus a cada dia, a Bíblia diz que Deus tem prazer em compartilhar os segredos com seus amigos. Podemos ser amigos do Senhor, a medida que permitimos que ele fale conosco e nos indique o caminho.

Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7).  

Meditação é isso! Parar para ouvir e conhecer a Deus todos os dias... Veja alguns passos que podem te ajudar a meditar diariamente:




1.    Sondar o Coração


A única coisa que pode nos afastar de Deus é o pecado, ao orar pedindo a Deus que sonde o seu coração , você começa a permitir que o Senhor traga 
a sua memória pecados que você cometeu, e assim depois que se arrepender dos seus erros, Ele restaure e o traga de volta a comunhão com Deus. Depois de orar pedindo que Ele te mostre os seus erros aguarde algum tempo em silencio para que o Senhor traga a tona em seus pensamentos, os pecados cometidos. Depois é necessário pedir perdão pelos seus pecados em arrependimento

Sonda-me
, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; SALMOS 139:23


2.  Calar a voz do eu


Muitas vezes quando paramos para orar, milhares de pensamentos invadem a nossa mente, algumas idéias, preocupações, músicas ou ainda, algumas das coisas que vimos na televisão. Esses pensamentos nos impedem de ouvir a voz de Deus, mas o Senhor nos deu autoridade para calar a voz dos nossos pensamentos para que possamos ouvir Sua voz suave.

"Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa guerra não são carnais, mas sim poderosas em Deus para a destruição das FORTALEZAS. Derrubamos todo o raciocínio e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo o PENSAMENTO à obediência de Cristo" (II Coríntios 10, 4-5).




3.  Calar a voz do inimigo





O Senhor também nos deu autoridade para calar a voz de satanás, a fim de que ele não nos atrapalhe e nem traga nenhuma voz de confusão, medo ou pensamento pecaminoso.

Eis ai vos dou autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e toda força do inimigo e nada absolutamente vos causará dano. Lucas 10.19



4.  Reconhecer que não sabemos orar





Pedir,agradecer,por quem orar,como orar.Nós na verdade não sabemos orar.Imagine se DEUS atendesse todos os nosso pedidos só porque acreditamos que vamos receber?Ainda bem que o Espírito Santo intercede por nós.

Também o Espírito,semelhantemente,nos ajuda em nossa fraqueza;porque não sabemos orar como é necessário,mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26



5.   Pedir a liderança do Espírito Santo


Ao calarmos a voz do nosso eu, a voz de satanás... a voz que poderá falar é a voz do nosso Deus. Por isso nesse momento pedimos o mover do Espírito Santo. A Bíblia diz que o Espírito Santo é o nosso conselheiro e o nosso consolador. Por isso nesse momento oramos para que a voz do Espírito Santo nos conduza a entender o que Deus vai falar conosco naquele momento.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jo 14:26



6.  Agradecer por fé 


Uma vez guiados pelo Espírito Santo,podemos agradecer e crer em tudo o que o SENHOR vai fazer e vai nos falar.



7.  Ler a Palavra de Deus


Ler a passagem bíblica, depois de ter feito esses passos, vai ficar muito mais fácil; pois quem está na liderança desse momento não  é os seus pensamentos , nem o que você acha, muito menos o que o inimigo acha, mas é o Espírito Santo de Deus. Ele, sim vai te ensinar e te instruir.

“Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.” Sl 119: 10,11, 12


8.  Registrar

E muito importante registrar o que disse o Senhor para você naquele dia, porque nos permite memorizar e desenvolver o raciocínio sobre aquilo que Deus nos revelou. Para registrar, responda as seguintes perguntas: “O que Deus falou comigo?” e “O que vou fazer com o que eu ouvi?”

Na primeira pergunta, responda o que Deus disse para você através de sua Palavra. Na segunda pergunta, responda o que você vai fazer, qual vai ser a mudança e o posicionamento que você vai tomar depois de ter ouvido a voz do Senhor.